Astrónomos descobrem planeta fora do Sistema Solar que pode abrigar vida
Astrónomos de universidades europeias divulgaram nesta quinta-feira (8 de novembro de 2012)
ter descoberto um possível planeta habitável fora do Sistema Solar. O
HD40307g tem uma massa sete vezes maior do que a da Terra e é o
exoplaneta mais longe, entre os seis do seu sistema, da estrela HD40307,
que está a 42 anos-luz.
Esta distância, semelhante a da órbita do nosso planeta para o Sol, é
ideal para que o exoplaneta receba energia e calor suficientes para
manter água em estado líquido em sua superfície e atmosfera estável para
que seja habitado. Além disso, segundo os astrónomos, é provável que o
HD40307g faça rotação em seu próprio eixo, uma vez que orbita essa
estrela massiva, criando momentos diurnos e noturnos no planeta, outro
fator semelhante ao da Terra.
A pesquisa, que será publicada no renomado periódico Astronomy & Astrophysics,
foi liderado Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, no Reino
Unido, e Guillem Anglada-Escude, Universidade de Goettingen, na
Alemanha.
A estrela HD 40307, um pouco menor e um pouco mais fria que o nosso
Sol, já era conhecida dos astrónomos. Mas pesquisas anteriores apontavam
apenas três objetos muito próximos ao seu redor – o que dificultava o
surgimento da vida.
Só após cruzar dados do espectrógrafo Harps, do Observatório Europeu do
Sul (ESO, na sigla em inglês), o mais preciso do mundo para buscar
planetas fora do Sistema Solar, o grupo conseguiu detectar sinais de
três novos mundos na órbita da estrela, entre eles o exoplaneta
HD40307g.
O estudo ressalta, também, que este não é a primeira vez que um estudo
descobre um exoplaneta com potencial para abrigar a vida: a Nasa
(Agência Espacial Norte-Americana) conseguiu comprovar no início do ano
que o Kepler 22b, detectado em 2009 pela missão espacial Kepler, está
apto para ser habitável. Mesmo tendo condições similares às do HD40307g,
ele fica muito longe da Terra, a cerca de 600 anos-luz, ao contrário da
nova descoberta.
Reflexão : Esta notícia mostra o que estivemos a estudar hoje em Biologia e Geologia.Falámos de planetas habitavéis e aqui está um exemplo, um de muitos exemplos que devem existir pelo universo fora mas que ainda nao temos acesso infelizmente.Achei esta notícia opurtuna visto que fala da matéria leccionada.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/11/08/astronomos-descobrem-planeta-fora-do-sistema-solar-que-pode-abrigar-vida.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário