segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Astrónomos descobrem planeta fora do Sistema Solar que pode abrigar vida
 
Astrónomos de universidades europeias divulgaram nesta quinta-feira (8 de novembro de 2012) ter descoberto um possível planeta habitável fora do Sistema Solar. O HD40307g tem uma massa sete vezes maior do que a da Terra e é o exoplaneta mais longe, entre os seis do seu sistema, da estrela HD40307, que está a 42 anos-luz.
Esta distância, semelhante a da órbita do nosso planeta para o Sol, é ideal para que o exoplaneta receba energia e calor suficientes para manter água em estado líquido em sua superfície e atmosfera estável para que seja habitado. Além disso, segundo os astrónomos, é provável que o HD40307g faça rotação em seu próprio eixo, uma vez que orbita essa estrela massiva, criando momentos diurnos e noturnos no planeta, outro fator semelhante ao da Terra.
A pesquisa, que será publicada no renomado periódico Astronomy & Astrophysics, foi liderado Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, e Guillem Anglada-Escude, Universidade de Goettingen, na Alemanha. 
A estrela HD 40307, um pouco menor e um pouco mais fria que o nosso Sol, já era conhecida dos astrónomos. Mas pesquisas anteriores apontavam apenas três objetos muito próximos ao seu redor – o que dificultava o surgimento da vida.
Só após cruzar dados do espectrógrafo Harps, do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), o mais preciso do mundo para buscar planetas fora do Sistema Solar, o grupo conseguiu detectar sinais de três novos mundos na órbita da estrela, entre eles o exoplaneta HD40307g.
O estudo ressalta, também, que este não é a primeira vez que um estudo descobre um exoplaneta com potencial para abrigar a vida: a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) conseguiu comprovar no início do ano que o Kepler 22b, detectado em 2009 pela missão espacial Kepler, está apto para ser habitável. Mesmo tendo condições similares às do HD40307g, ele fica muito longe da Terra, a cerca de 600 anos-luz, ao contrário da nova descoberta.

Reflexão : Esta notícia mostra o que estivemos a estudar hoje em Biologia e Geologia.Falámos de planetas habitavéis e aqui está um exemplo, um de muitos exemplos que devem existir pelo universo fora mas que ainda nao temos acesso infelizmente.Achei esta notícia opurtuna visto que fala da matéria leccionada.

Fonte:  http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/11/08/astronomos-descobrem-planeta-fora-do-sistema-solar-que-pode-abrigar-vida.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário