quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cordilheira do Himalaia 'cresce' 4 milímetros por ano

 




A neve no topo do Himalaia parece eterna e adormecida, mas não está: cresce a um ritmo anual de quatro milímetros devido à pressão das placas tectônicas, o que aumenta no Nepal o temor por um terremoto.

O fenômeno escapa ao olho humano, mas data de milhões de anos. A placa indiana desliza com lentidão sob a placa eurasiática, e essa pressão levanta pouco a pouco as montanhas mais altas da terra.

"O subcontinente indiano está situado sobre a placa tectônica indo-asiática, que empurra a europeia a cada ano em direção ao norte", disse à Agência Efe o geólogo Sudhir Rajouria, do Departamento de Minas e Geologia do Governo do Nepal.

Há centenas de milhões de anos, o subcontinente indiano estava situado, segundo os geólogos, onde hoje está a ilha africana de Madagascar, e desde este local iniciou sua viagem para o nordeste pelo movimento da litosfera terrestre. "Há 50 ou 55 milhões de anos, o subcontinente bateu na placa eurasiática, na qual está o Tibete", explicou Rajouria.

O impacto entre as duas gigantescas massas terrestres deve ter sido intenso, afinal criou a cordilheira mais alta da terra: o Himalaia, uma fileira de 2.200 quilômetros de montanhas, onde estão o Everest e grande parte dos picos mais procurados pelos alpinistas.

A ação das placas pode ser sentida: a cordilheira, segundo Rajouria, cresce por ano 4 milímetros para o alto, porque a placa indiana segue deslizando entre 2 e 2,5 centímetros anuais sob a eurasiática.


Fonte:  http://www.estadao.com.br/noticias/vidae%2ccordilheira-do-himalaia-cresce-4-milimetros-por-ano%2c724726%2c0.htm 

Comentário: Esta notícia é a prova de que a Terra está constantemente a alterar as suas formas.As montanhas estão em cresimento devido a um choque de placas tectónicas.

Reflexão: Esta notícia é um exemplo da matéria que estamos a estudar em geologia.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Foi descoberto o vulcão que arrefeceu a Terra no séc.XIII

Cientista diz ter descoberto qual o vulcão que arrefeceu a Terra no século XIII

Enigma da vulcanologia só será desvendado com a publicação do estudo realizado por Franck Lavigne

2012-06-18

O vulcão responsável estará situado na Indonésia, acredita a comunidade científica
O vulcão responsável estará situado na Indonésia, acredita a comunidade científica.
Um dos grandes mistérios da vulcanologia pode estar prestes a ser resolvido. No século XIII, uma das mais potentes erupções dos últimos sete mil anos largou nuvens de cinza que provocaram um arrefecimento temporário do planeta.

Os cientistas tinham indícios da ocorrência deste fenómeno, mas não sabiam onde nem quando aconteceu com exactidão. Franck Lavigne, da Universidade de Panthéon-Sorbonne (França), acredita ter resolvido o mistério, mas só vai revelar os resultados da investigação com a publicação dos mesmos.

O investigador partilhou dados e fotografias dos vestígios daquele que defende ser o super-vulcão num encontro da União Geofísica Americana (AGU). No entanto, diz que só revela o nome do mesmo no trabalho que publicar numa revista com revisão por pares. Provavelmente, o vulcão será um dos muitos que se encontram na Indonésia.

Esta grande erupção está datada, até agora, do ano 1258, já que núcleos de gelo da Gronelândia e da Antárctida contêm enormes quantidades de enxofre dessa época. Anéis das árvores, registos históricos e outras provas revelam que o planeta arrefeceu pouco tempo depois.

A erupção libertou partículas de enxofre para a atmosfera superior que se estenderam por todo o mundo. Estas, porque reflectiam a luz solar, ajudaram a provocar um arrefecimento temporário do planeta.

Até agora, os principais candidatos a protagonistas da erupção eram El Chichón (México) e Quilotoa (Andes equatorianos). No entanto, a composição química das rochas dos vulcões não coincide com o enxofre de 1258 encontrado no gelo.

No encontro, Lavigne mostrou análises geoquímicas de rochas do seu 'vulcão mistério'. Segundo ele, coincidem com a química do enxofre polar. Além disso, o investigador acredita que a erupção aconteceu antes do que se pensava, na Primavera ou no Verão de 1257.


Comentário:  Como se pode ver com esta notícia, os cientistas estão sempre a resolver novos mistérios.
                         Este sempre foi um grande enigma da vulcanologia e agora está prestes a ser descoberto.
                          Espero que esta notícia seja tão interessante para as pessoas que a lerem como foi para mim.

Reflexão: Penso que fiz bem em pôr aqui esta notícia porque se trata de um assunto que estamos a estudar em Geologia este ano. 

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54541&op=all