quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A Terra formou-se por colisão de vários tipos de meteoritos, dizem cientistas

Nova descoberta abre novos caminhos para a análise da origem do planeta - Arquivo/AE  Um grupo de especialistas analisou isótopos de silício terrestre e outros materiais procedentes de diferentes condritas de enstatita, o tipo de meteorito mais frequente dos caídos no planeta. Esta nova descoberta, segundo o CNRS, não resolve de maneira completa a questão sobre a origem da Terra, mas abre uma via interessante de análise.A suposição inicial de que a Terra surgiu a partir de um só tipo de condritas tinha sido consequência da "surpreendente semelhança" entre a composição isotópica das mostras terrestres analisadas e a dessas condritas. Mas no estudo viu-se que se o núcleo terrestre procedesse da soma de um único tipo de condrita a temperatura de formação do magma no centro do planeta seria de 1,5 mil graus Kelvin, muito inferior aos 3 mil graus que indicam os modelos anteriores.

A pesquisa revela igualmente que os isótopos de silício medidos em rochas terrestres e lunares eram similares. Isto sugere, segundo as conclusões, que o material que compõe o corpo da Lua fez parte do núcleo terrestre antes de ela se formar, o que reforça a teoria que o satélite originou-se devido à colisão de um protoplaneta contra a Terra.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,terra-se-formou-por-colisao-de-varios-tipos-de-meteoritos-dizem-cientistas,852454,0.htm

Comentário: Com esta notícia ficamos a saber que existe mais uma teoria sobre a formação da Terra.mais uma teoria que ganha cada vez mais força com recentes estudos como podemos ver acima.

Reflexão geral: Neste momento em geologia estamos a estudar a Terra,o sistema Solar e o universo e penso que esta notícia se adequa perfeitamente ao assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário