O grupo de especialistas analisou isótopos de silício terrestre e outros
materiais procedentes de diferentes condritas de enstatita, o tipo de
meteorito mais frequente dos caídos no planeta. Esta nova descoberta,
segundo o CNRS, não resolve de maneira completa a questão sobre a origem
da Terra, mas abre uma via interessante de análise.A suposição inicial de que a Terra surgiu a partir de um só tipo de condritas tinha sido consequência da "surpreendente semelhança" entre a composição isotópica das amostras terrestres analisadas e a dessas condritas. Mas no estudo viu-se que se o núcleo terrestre procedesse da soma de um único tipo de condrita a temperatura de formação do magma no centro do planeta seria de 1,5 mil graus Kelvin, muito inferior aos 3 mil graus que indicam os modelos anteriores.
A pesquisa, cujos resultados foram publicados nesta sexta também na revista científica Science, revela igualmente que os isótopos de silício medidos em rochas terrestres e lunares eram similares. Isto sugere, segundo as conclusões, que o material que compõe o corpo da Lua fez parte do núcleo terrestre antes de ela se formar, o que reforça a teoria que o satélite originou-se devido à colisão de um protoplaneta contra a Terra.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,terra-se-formou-por-colisao-de-varios-tipos-de-meteoritos-dizem-cientistas,852454,0.htm
Reflexão: Aqui está mais uma teoria sobre a formaçaão da Terra e sobre o tipo de meteoritos que a compuseram.Isto prova que tudo na ciência pode ser alterado de um momento para o outro.
Sem comentários:
Enviar um comentário